quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Estamos Sozinhos ?


(seria uma lânima de neurônios ou a distribuição das galáxias no espaço?! )
Essa é a grande pergunta que se faz quando se fala nesse tipo de assunto! Onde estão todos os outros? Será que somos os únicos seres pensantes capazes de refletirmos sobre a nossa existência e nossa Evolução e a dos demais seres que co-habitam esse planeta conosco? Aliás, até agora encontramos sempre mais perguntas do que respostas – uma questão dessa porfia exige argumentos científico-filosóficos a respeito de tudo que existe. Certamente que daria muitos debates acirrados pendendo para os dois lados: os que acham que há vida fora da Terra, e os outros que acham que não há vida fora da Terra. Mas uma coisa é certa, é que a ciência afirma, baseada em evidencias experimentais: tudo no universo é constituído de átomos, esses que estão por toda a parte. Átomos de hidrogênio, átomos de carbono, átomos de silício. Os mesmos átomos que somos constituídos são produzidos nas fases estelares, durante os seus ciclos de existência; que primeiramente na fase de formação são constituídas por grande nuvens de hidrogênio que se aglomera mais ao centro pelo colapso gravitacional e emitindo luz e que durante os processos que regem a meia vida dessa estrela são produzidos os átomos mais pesados que conhecemos. Ou seja: somos poeira das estrelas...não somente nós, mas todos os objetos, todos os animais...o mínimo sistema vivo que pode ser considerado com essa denominação necessita dessas partículas que são produzidas unicamente nas estrelas. Devemos as nossas Vidas a Elas!
Os gregos atomistas tinham razão em afirmar que tudo era constituído de partes mínimas, montados como blocos precursores de matéria ...mas eles não sabiam que os átomos eram ainda formados de objetos ainda menores.
Seria um desperdício de espaço pensar que somos os únicos no Cosmos. Afinal: as moléculas que vagueiam nas nuvens moleculares interestelares também são constituídas de moléculas que também nós somos feitos. Seria então uma questão de tempo para a formação de sistemas vivos, de organismos que poderiam levar essa denominação, que poderiam carregar agora um denominação de Vida! Tempo, é a chave para o entendimento de todos esses processos que levam até nós e também, possivelmente, de outros seres capazes de reflexões semelhantes a respeito de tudo isso ou até mais com uma tecnologia muito mais avançada – somos apenas um estágio de todo o processo entrópico e evolucionário do universo.
O universo é algo grande... algo que as nossas unidades de medidas não fazem o menor sentido para tentar medir algum parâmetro de quão longe e quão imenso é o lugar onde moramos. Ainda não temos uma tecnologia para avistar os objetos mais distantes que os atualmente conhecidos...a ciência e o conhecimento caminham com passinhos lentos. A distância entre os corpos que constituem o meio interestelar é magnificamente grande! A estrela mais próxima de nós é Alpha Centauri, a luz leva 4,3 anos para chegar até nos..ou seja teríamos que viajar 4,3 anos na velocidade da luz para chegarmos nela... E viajar na velocidade da luz é impossível, pelo menos agora, para a nossa tecnologia atual; com as máquinas construídas atualmente para possíveis missões assim, elas levariam alguns bocados de anos para chegar na vizinhança do Sol. Pois é ..estamos fadados a não se comunicar com os outros nossos irmãos intergalácticos...confinados em nosso planeta pela nossa adolescência tecnológica, e infelizmente pelas incomensuráveis distâncias dos objetos no universo.