sábado, 1 de novembro de 2008


POLYPLACOPHORA = poli = muitos; plakos = placa; fero = transportar (transportador de muitas placas)
São organismos que estão incluídos no gigante e diversificado Filo dos Mollusca. São espécies contituídas de oito placas e conhecidos como Quítons! Geralmente são encontrados em substratos rochosos onde a larva se instala durante seu processo de desenvolvimento e ali fica até o final do ciclo de vida. Esses indivíduos tem hábitos de vida livre sobre essas rochas que se encontram em pequenas profundidades em uma área especificamente onde têm algas: seu principal alimento. E graças à sua concha rija se têm um enorme registro fóssil nos dados científicos. Seus tamanos variam de no mínimo 3 cm até alguns 30 cm no caso da espécie do noroeste do Pacífico ( Cryptochiton) na qual o manto cobre a concha. Sua morfologia com um corpo revestido de oito placas, uma plca cefálica, as intermediárias e uma placa anal; a coloração dessas placas não é muito variada, podendo até nem chamar a atenção de uma pessoa que anda pelas águas límpidas de uma praia rochosa. A sua organização interna é semelhante a todos os outros compatriotas do Filo: um ondontóforo onde se encontra uma rádula em cima; um tubo digestivo completo : um estômago, intestino com uma tiflossole de 180° até o reto desenbocando a estrutura dentro da cavidade palial. A respiração é branquial consistida dos ctenídeos ( ctení,a = pentes em grego) onde se distribuem em uma fileira da parte posterior até a anterior do animal na vertical, todas em lâminas uma em cima da outra dentro do sulco ventral dos dois lados do pé , esse que se encontra ao centro na parte ventral. O sistema circulárorio é lacunar aberto - consistido de um coração abaixo da 8°a placa com um ventrículo e duas aurículas com uma aorta dorsal até a frente que despeja a hemolinfa dentro da cavidade dos sinos cefálicos. Essa hemolifa ou sangue serve tanto de distribuidor de nutrientes como sistema imune. A excreção é feita por dois metanefrídeos (rins) que filtram os produtos metabólicos que estão dentro da cavidade pericárdica, e também são osmorreguladores. E o sistema nervoso é ganglionar com a presença de um anel perisofagiano que se estende longitudinalmente em todo o corpo.
Por não possuírem dimorfismo sexual é um tanto dificil saber ao certo quem é o macho ou a fêmea ; possuíndo uma gônoda e dois gonodutos e esses gonoporos se abrem no pé abaixo da 7°a placa - acredita-se que no passado esses organismos eram hermafroditas possuindo duas gônodas: uma masculina e outra feminina; porém durante a evolução se perdeu uma das gônodas e permaneceram os dois gonodutos...
A fecundação desses bichinhos é externa: o macho libera os espermatozóides na água e a fêmea é ativada por feromônios a fazer a postura dos óvulos. O desenvolvimento da larva é indireto, ou seja, tem varios estágios: de uma larva irreconhecível até um quíton propriamente dito. Essa larva é do tipo trocóide ( com cinturões de cílios) tendo alguns minutos de desenvolvimento e logo uma fixação ao substrato duro de alguma rocha.


EVOLUÇÃO E FORMAÇÃO ESTELAR

Estrelas como o Sol aparecem aos nossos olhos como pontos luminosos no céu. Elas são de fato enormes bolas de gás cada uma emitindo enormes quantidades de energia a cada segundo em uma batalha perdida contra a implacável força gravitacional gerada pelas suas massas titânicas! A radiação emitida pelo Sol constituí a fonte primária de energia para a maioria dos organismos na Terra. O nosso Sol é uma entre 100 e 400 bilhões de estrelas com uma vastidão enorme de diferenças e propriedades astrofísicas na nossa Galáxia, a Via Láctea! Em nossa galáxia as estrelas existentes constantemente nascem e morrem. O material no qual as estrelas sao feitas é fisicamente e quimicamente alterado dentro das estrelas durante todo o curso dos seus tempo limites até à morte. Praticamente, todos os elementos mais pesados do que Hélio - e desse modo, todos os componentes para moléculas orgânicas necessárias para a formação da Vida ( astronomy + biology) são produzidos pelas estrelas. No final da vida da estrela, esse material é retornável donde ele veio: o meio interestelar ! O meio interestelar contém uma mistura de gás ( átomos e pequenas moléculas) e poeura que penetram na galáxia inteira. É no meio interestelar onde há formação de estrelas, planetas e significantemente a Vida !