domingo, 2 de novembro de 2008




MONOPLACOPHORA


Os portadores de uma só concha


Os indivíduos dessa classe permaneciam apenas nos registros fósseis desde o Cambriano -400 milhões de anos atrás - Durante a metade do século passado foram descobertos exemplares vivos de Neopilina galatheae dragados de uma vala vulcânica profunda do Pacífico, ao lardo da Costa Rica. Todos são exclusivamente marinhos bentônicos vivendo nos fundos lodosos dos oceanos, de no máximo 7000 mts de profundidade; e uma variabilidade de tamanho nao ultrapassando uns 4cm. Pela dificuldade de observação desses animais a essa profundidade os hábitos de vida são ainda muito pouco e probremente conhecidos. Se compararmos é mais fácil ir à Lua do que chegar a esses locais extremamente fundos dos oceanos! A sua única concha é consistida de um periostraco externo, cuja substância é conchiolina, um ostrarco de carbonato de cálcio ( CaCo3) e um hipostraco (camada nacarada) de CaCo3 + conchiolina. Da parte anterior se encontra o ápice da concha, levemente elíptica de onde se distribuem as linhas de crescimento até a parte posterior do animal. A parte ventral do organismo tem uma cabeça e uma boca labiada, um pé com uma musculatura desenvolvida, o manto, um sulco palial e a abertura anal. A sua organização interna contém um aparelho digestório completo com boca, esôfago, rádula e odontóforo. Um longo intestino turbantado ternimando no reto e uma abertura anal no sulco palial.
A respeito da sua alimentação: são micrófagos; se alimentam de plâncton e eucariotos basais como foraminíferos, protozoários e diatomáceas. A respiração também é branquial com cinco pares de ctenídeos no sulco palial e a circulação é lacunar com uma aorta distribuída desde a parte cefálica até mais posteriormente se distribui em mais ramificações - consistida de dois ventrículos e quatro aurículas. A excreção é feita através dos seis pares de metanefrídeos, ductos esses que se abrem na cavidade palial formando os nefridióporos por onde são excretados os produtos metabólicos.
O sistema nervoso é constituído de um anel perisofagiano conectado por um anel nervoso mais externo e um interno e esses ligados por comissuras e pelos conectivos; formando então um círculo do anel perisofagiano, um círculo do anel nervoso exterior e um círculo interno do anel nervoso ligados pelas comissuras dando um aspecto interno de segmentação.
Havia até uma teoria corrente na época da descoberta desses organismos que esses seriam os ascendentes basais dos artrópodos por apresentarem essas segmentações internas em pares e possívelmente dariam origem para a organização dos insetos como conhecemos. Mas hoje se sabe que esses dois Filos têm uma relação filogenética bem distante e nao tão próxima como parecia ser. Os monoplacophora são dióicos, contendo dois pares de gônodas e cada uma delas com o seu gonoducto porém nao tem os gonoporos; os gametas saem pelos nefridióporos de número 3 e 4. Comartilhando espaço com os produtos metabólicos dos rins. Esses gonodutos fazem ponte com esses ductos renais para a passagem para o meio exterior.